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Entenda como os Bots estão mudando os negócios e a experiência do cliente

Bots

O que são Bots?

Primeiramente, precisamos entender o que são Bots e qual a sua importância no mundo dos negócios. Bot é o diminutivo de robot e é uma aplicação de software que simula ações humanas repetitivas de forma padronizada, ou seja, um robô. No entanto, com o avanço da tecnologia os Bots tem ganhado cada vez mais funcionalidades e aperfeiçoamentos que muitas vezes, o cliente ao ser atendido por um Bot nem percebe, e pensa que está tratando com um atendente humano.

Um segundo ponto que também é importante esclarecer é persona, que são personagens ficticios criados pelas empresas para dar o ar de imagem, um rosto, atitude e comportamento transmitindo a fisolofia da empresa.

E como Bots e Personas se relacionam? Quando o Bot passa a ser humanizado e complementado com Inteligência Artifical.

Fique conosco nessa leitura, conheça os tipos disponíveis no mercado, as diferenças entre eles, os principais benefícios e os maiores desafios a serem enfrentados. Vamos lá?

Quais os tipos de Bots?

No mundo do contact center temos os Bots de texto e os Bots de Voz.

Enquanto o Bot de texto otimiza o atendimento ao usuário através de respostas programadas em textos via chats em páginas web ou através de Whatsapp ou Telegram, o Voice Bot é conectado a uma URA tradicional, onde transmite voz para responder às questões do cliente, seja através de reconhecimento de voz ou através de informações solicitadas no teclado do telefone.

Os dois modelos têm o objetivo de direcionar o usuário para a solução que procura, sem que seja necessária a interação humana, dando ao cliente respostas rápidas e objetivas, o que gera redução de custos para a empresa, uma vez que as equipes poderão estar dedicadas à funções que agreguem maior valor ao negócio da empresa. 

Eles estão cada vez mais inteligentes!

A inteligência aplicada nos robôs de atendimento tem contribuído para um contato mais fluido com o cliente. E, a ideia é que essa automatização consiga entregar uma comunicação o mais próxima possível do atendimento humanizado. 

Inclusive, aqui na Solve4Me, nós trabalhamos com a criação de personas especiais para o seu público, com o sotaque compatível com a região do usuário e voz real gravada.

Você pode colocar esses assistentes inteligentes em diversos canais como WhatsApp, Telegram, Instagram e e-commerce, com a função de interagir, vender, negociar dívidas, resolver problemas e muito mais.

5 principais benefícios de usar Bots no atendimento

Os robôs de conversação já foram aceitos por diversos clientes, seja no momento de iniciar ou manter o contato com as marcas. Veja quantos benefícios a sua empresa e o seu cliente podem ganhar com a implementação dessa tecnologia.

1 – Menores custos com pessoal

Com a adoção de robôs, a retenção de chamadas para atendimento humano é reduzida, uma vez que os atendimentos para consultas e/ou respostas repetitivas podem ser resolvidas pelo Bot de forma padronizada, deixando para o atendimento humano resoluções mais complexas. 

2 – Rapidez no atendimento

Um dos fatores que influenciam na experiência do cliente é a agilidade do atendimento. Com a programação de respostas, os Bots conseguem entregar a solução ao usuário em questão de segundos.

3 – Aumento da satisfação do cliente

A satisfação do seu cliente vai muito além do resultado obtido pela compra do produto ou serviço ou respostas às suas consultas. Ao automatizar o processo de atendimento para emitir boleto, nota fiscal, solicitar serviços ou resolver problemas, sua empresa ganha a confiança do cliente e ele realmente acredita que seu investimento valeu a pena.

4 – Crescimento das vendas 

Os Bots são sempre bem-vindos para chamar a atenção daquele visitante que navega no seu portfólio de produtos. Esse tipo de abordagem pode gerar a conexão com um lead e até mesmo levar à sua decisão de compra.

As tecnologias de Inteligência Artifical, também permitem monitorar as páginas de sua empresa por onde o cliente navegou ou consultou e o Bot se encarregar de enviar uma mensagem via SMS, Whatsapp ou Push perguntando em que pode ajudar ou oferecer algo semelhante de forma a garantir que uma venda seja realizada. 

Com o mercado cada vez mais competitivo, temos que usar todos os recursos tecnológicos disponíveis à favor do negócios e, para isso estão os Bots associados à IA!

5 – Atendimento 24 horas 

Seu robô de atendimento pode trabalhar por 24 horas, 365 dias do ano. Isso reforça o suporte ao cliente e permite que as vendas aconteçam até mesmo fora do expediente.

Maiores desafios a serem enfrentados

Para que a tecnologia consiga entregar a eficiência que a sua empresa procura, é importante manter uma melhoria contínua. Assim, é indispensável investir naquele upgrade que permite a manutenção de qualidade no atendimento.

Sua empresa também pode precisar de uma personalização mais ampla no Bot, a depender da diversidade do público que se conecta com a sua marca. A ideia é que, quando sua atividade vai além do ambiente local, maior deve ser o número de personas criadas para atender seus leads e clientes.

Mas, não se preocupe, aqui nós enfrentamos os maiores desafios para você. Conte com a Solve4Me!

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