Recentemente, um estudo do Gartner revelou que a nuvem é a principal prioridade estratégica para as empresas em todo o mundo, com mais de 90% das organizações planejando migrar ou expandir seus usos da nuvem nos próximos anos.
O Gartner também destaca que a nuvem é uma plataforma crítica para a transformação digital, fornecendo escalabilidade, flexibilidade e recursos avançados de análise de dados que ajudam as empresas a acelerar a inovação e a melhorar a eficiência. Por essas razões, a nuvem é vista como um componente-chave para o sucesso empresarial nos próximos anos.
De acordo com uma pesquisa recente da consultoria IDC, o Brasil é um dos países da América Latina que apresenta uma taxa elevada de adoção da nuvem, com muitas empresas migrando seus sistemas e aplicações para plataformas de nuvem pública ou privada. Além disso, o mercado de nuvem no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, o que indica uma tendência positiva na migração de tecnologias para a nuvem.
Mas, vale a pena? É viável? Quanto é o investimento? Por que cloud é melhor que infraestruturas on premise?
Todas essas questões, você encontra nos próximos tópicos. Confira!
O que é a migração para a nuvem?
Migração de sistemas para a nuvem refere-se ao processo de transferir aplicativos, dados e infraestrutura de TI de um ambiente local ou on-premise para uma plataforma de nuvem. Isso pode incluir a migração de servidores, bancos de dados, aplicativos de negócios e outros componentes críticos de TI para a nuvem, a fim de obter vantagens como escalabilidade, flexibilidade e acessibilidade.
A migração para a nuvem é uma tendência global que vem ganhando força nos últimos anos, com muitas empresas adotando essa abordagem para modernizar sua infraestrutura de TI e acompanhar a transformação digital.
Quais as vantagens de ter o contact center na nuvem?
A migração da plataforma tecnológica de contact center para a nuvem oferece várias vantagens, incluindo:
- Escalabilidade: é possível aumentar ou diminuir o uso de recursos de acordo com as necessidades da empresa, sem a necessidade de investir em hardware ou infraestrutura adicional.
- Flexibilidade: os sistemas na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar com conexão à Internet, permitindo aos funcionários trabalhar de forma remota.
- Segurança: os provedores de nuvem oferecem uma ampla gama de medidas de segurança, como criptografia de dados e backups para proteger informações sensíveis atendendo às normas da LGPD e GDPR.
- Redução de custos: ao eliminar a necessidade de investir em hardware e infraestrutura, é possível reduzir significativamente os custos de TI como equipe técnica para manutenção, contratação de suporte técnico dos fabricantes de servidores, energia elétrica etc.
- Atualizações automáticas: os provedores de nuvem costumam fornecer atualizações automáticas e manutenção dos sistemas, o que pode liberar equipes internas para outras tarefas que agregam valor ao negócio da empresa.
- Colaboração em tempo real: as equipes podem colaborar e compartilhar arquivos de forma fácil e eficiente, mesmo quando estão em locais diferentes.
Como funciona o contact center na nuvem?
De forma prática, quando se leva o contact center para a nuvem, não é preciso mais depender de infraestrutura de servidores localmente, o que demanda equipe técnica para manutenção e atualização dos mesmos. A plataforma onde sua equipe recebe as interações (voz, chat, e-mail etc) com os clientes, passa a funcionar com a conexão de Internet.
Toda movimentação é feita em tempo real e, quando houver necessidade de manutenção, ela acontece sem comprometer a operação do contact center, além disso não são necessárias “janelas operacionais” para atualizações, o que no mundo on premise acontece nas madrugadas gerando outros custos para a empresa. A Solve4ME trabalha com Tecnologias Omnichannel, Inteligência Artificial, APIs, Bots para otimizar o atendimento ao cliente. Deixe o seu contato conosco e conte com os produtos Solve4Me para modernizar o seu contact center.