fbpx

Compartilhe:

Stir Shaken: Combate às Chamadas Indesejadas

O cenário de telecomunicações está sempre evoluindo, com novas tecnologias surgindo para melhorar a experiência do usuário e a segurança das comunicações. Uma das mais recentes inovações é o Stir Shaken, uma tecnologia destinada a combater chamadas fraudulentas. Mas como isso se traduz no contexto brasileiro? Vamos explorar mais a fundo.

O que é o Stir Shaken?

Stir Shaken é um conjunto de padrões e protocolos de segurança projetados para combater chamadas telefônicas indesejadas ou fraudulentas, como as chamadas de spam ou as chamadas de “spoofing” (falsificação de identidade do chamador). O termo “STIR” significa “Secure Telephone Identity Revisited”, e “SHAKEN” significa “Signature-based Handling of Asserted information using toKENs“.

Essa tecnologia foi desenvolvida para melhorar a autenticação e validação de chamadas telefônicas, garantindo que o número de telefone do chamador seja legítimo e não esteja sendo falsificado. Ela utiliza criptografia e certificados digitais para verificar a identidade do chamador e ajudar os provedores de serviços de telecomunicações a determinar se uma chamada é genuína.

Quando uma chamada telefônica é feita, o sistema Stir Shaken permite que o provedor de serviços atribua uma assinatura digital ao número de telefone do chamador. Isso ajuda o receptor da chamada a confirmar a autenticidade do número de telefone e se o chamador tem permissão para usar esse número. Se a chamada não atender aos critérios de autenticidade, o receptor pode tomar medidas para alertar o destinatário sobre a possível fraude ou ignorar a chamada.

Stir Shaken é uma medida importante para combater o crescente problema de chamadas de spam, fraudes e falsificações de identidade telefônica. Muitos países estão implementando ou considerando a implementação desses padrões como parte de seus esforços para proteger os consumidores contra chamadas telefônicas indesejadas e fraudulentas.

O Avanço da Anatel

De acordo com a reportagem da Mobile Time de 22/08/2023, a Anatel confirmou que até o fim de 2023 a tecnologia STIR/SHAKEN estará implementada. Há um interesse muito grande por parte das empresas de telemarketing e cobrança, pois trará mais segurança aos usuários já que a solução é capaz de identificar a ligação com o número discador, nome da empresa, logomarca, selo que atesta quem liga e motivo da chamada. Trata-se da mesma solução adotada nos EUA por exigência da agência daquele país, a FCC.

Ainda de acordo com informações da Anatel, as empresas de contact center, especialmente as de telemarketing e cobrança, tem muito interesse nesse tipo de serviço porque quem passar a usar o STIR/SHAKEN não será mais obrigado a utilizar o 0303 (para empresas de telemarketing) ou 0304 (para empresas de cobranças), o que vai permitir o consumidor identificar o número chamador e decidir se atender ou não aquela ligação, enquanto que o 0303 e o 0304 não traz informações e o cliente por segurança não atende.

O STIR/SHAKEN também ajudará a combater o spoofing, quando um número de telefone acaba sendo adulterado, devido a passar por diferentes protocolos para criar autenticações das chamadas, pois nem sempre uma ligação é entre clientes da mesma operadora, podendo envolver “n” empresas de telefonia. Com o STIR/SHAKEN haverá a garantia de que da forma como uma chamada foi originada, ela chegará da mesma forma no destino.

Por outro lado, o serviço deverá estar disponível nas operadoras de telefonia, aquela que não oferecer estará “abandonando o mercado”, por isso também há uma preocupação e uma corrida por parte das operadoras para estarem com o serviço ativo.

Impacto no Mercado e Consumidores

A implementação do STIR/SHAKEN se traduz em benefícios significativos, sendo os principais:

  • Redução de chamadas indesejadas, como aquelas realizadas por golpistas;
  • Melhoria da confiabilidade de chamadas;
  • Verificação da identidade do chamador;
  • Proteção contra fraudes.

Os Desafios da Implementação

Como toda nova tecnologia, há custos envolvidos e nesse caso não são baixos, portanto a implementação deve começar aos poucos e em determinadas localidades e, por essa razão, a Anatel não obrigará as empresas a adotá-la, cada empresa poderá aderir de forma voluntária ao serviço. 

Também é importante esclarecer que a Anatel não irá interferir no modelo de negócio das operadoras que oferecerem o serviço, elas estarão autorizadas a cobrarem por melhorias com o valor adicional, porém com uma dinâmica que não é uma tarifa e não é custo regulado pela Anatel, mas sim concorrência.

Stir Shaken: O Fim das Chamadas Indesejadas?

O que a experiência internacional nos diz sobre a eficácia do Stir Shaken? E como entidades brasileiras, como a ABT, estão ajudando a moldar essa trajetória? Vamos explorar como essa tecnologia pode ser a resposta para acabar com as chamadas indesejadas.

Experiências Internacionais

Os EUA já embarcaram na jornada Stir Shaken há mais de sete anos, proporcionando aprendizados valiosos que podem guiar a adoção brasileira.

Contribuições da ABT

A ABT, ao reconhecer a importância de separar o joio do trigo no universo das telecomunicações, estudou a solução americana, buscando integrá-la ao contexto brasileiro.

A Perspectiva da Anatel

Para a Anatel, a solução representa uma oportunidade não apenas de combater fraudes, mas também de dar transparência ao setor de telemarketing e de empoderar consumidores.

A adoção da tecnologia STIR/SHAKEN no Brasil marca um passo significativo no combate a fraudes e chamadas indesejadas. À medida que a tecnologia é implementada, o cenário de telecomunicações está prestes a experimentar uma transformação profunda e necessária.


Quer ficar por dentro das últimas novidades no mundo das telecomunicações? Assine nossa newsletter e esteja sempre atualizado!

Fonte: https://www.mobiletime.com.br / https://portal.clientesa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Inscreva-se para não perder
nenhuma atualização