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A modernização do Contact Center

A modernização do Contact Center

Não há como negar que a era digital chegou e com ela a informatização de serviços que antes eram inimagináveis de acontecer virtualmente. Com isso o atendimento ao cliente também se modernizou, dando espaço ao Contact Center, que antes era limitado apenas aos call centers.
Ou seja, o que antes era resolvido apenas via telefone foi ampliado para toda uma gama de canais, tecnologias e métodos, acompanhando o comportamento dos consumidores.

Hoje em dia um bom atendimento é realizado de forma dinâmica, ampla e, em sua maioria, virtual.

Além dos tradicionais canais de telefonia, e-mail, chats e fóruns também fazem parte dos serviços prestados por um Contact Center.

Destacamos a seguir três tecnologias que estão sendo inseridas nos novos modelos de atendimento ao cliente adotados em centros de contato:

1 – Aplicativos de mensagens:

Os aplicativos de mensagem, em especial o WhatsApp, têm ganhado o mercado do atendimento ao cliente a ponto de a empresa criadora do aplicativo lançar a versão Business, com layout e ferramentas exclusivas para empresas como respostas automáticas configuradas pela empresa quando um cliente entra em contato, marcadores personalizados para distinguir mensagens de venda com de reclamações e SAC, e análises estatísticas que fornecem métricas relevantes para pensar um atendimento estratégico, como por exemplo, a taxa de leitura de mensagens.

Além da versão Business para pequenas e médias empresas há também a versão WhatsApp Business API para grandes corporações que utiliza inteligência artificial e tecnologia sofisticada no atendimento.

Há ainda os aplicativos das empresas, criados e pensados para atender as demandas dos clientes, com abas e serviços exclusivos encontrados apenas por aqueles que baixam o aplicativo no celular e realizam o cadastro. Um exemplo são os aplicativos de serviços como internet e telefonia; por meio desses aplicativos o cliente tem acesso a segunda via de contas, reporte de problemas eletrônicos e distribuição do serviço contratado, entre outros.

2 – Chatbots

É um Software que utiliza a Inteligência artificial para simular uma conversa com o cliente, aproximando-o de uma interação humana.

É um tipo de comunicação simples capaz de responder perguntas frequentes e resolver pequenos infortúnios com empatia e rapidez de forma personalizada, levando o atendimento até a resolução do problema relatado.  É uma das ferramentas encontradas em aplicativos e que deverá fazer parte do futuro mais próximo de vários Contact Centers.

3 – Help Desk

O Help Desk já é uma realidade nos novos formatos de atendimento ao cliente que integram o Contact Center. É um serviço automatizado de atendimento, especificamente de suporte técnico, capaz de solucionar problemas, dúvidas e solicitações simples por meio de interação entre o robô da empresa, programado e pensado para isso, e o cliente.
Essa interação acontece através de menus com opções que, quando selecionadas pelo consumidor, levam a abas que direcionam ao setor responsável por aquela demanda ou pela resolução automática do problema relatado.

Esse tipo de tecnologia pode ser adotado para atendimentos via telefone, e-mail, fóruns e outros meios de comunicação do Contact Center.


Não apenas os canais foram ampliados para atender aos gostos e novos hábitos dos clientes, como tecnologias foram adotadas pelas empresas na gestão desses atendimentos que possibilitam a elas o conhecimento necessário para melhorar seus serviços e rendimentos.

Por meio do uso de computadores e softwares, as empresas têm como resultados de seus serviços métricas capazes de direcionar o futuro de seus atendimentos, descobrindo quais são mais eficientes, baratos e acessados pelos seus consumidores.

O impacto da modernização dos Contact Centers é tão positivo para as empresas quanto para seus consumidores pois, por meio dessa evolução, não apenas satisfazem seus clientes como aumentam seus lucros e rendimentos.


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