Planejando fechar 2022 com a Black Friday e não sabe como preparar o seu atendimento? Então você está no lugar certo.
Nos Estados Unidos a Black Friday é o dia que inaugura as compras natalícias com promoções e, no Brasil a Black Friday se tornou uma tradição que começou a ser utilizada como estratégia de vendas apenas em 2010. Essa espécie de liquidação de final de ano, aumentou o faturamento dos lojistas logo no primeiro ano e depois começou a ser adotada por muitos.
A grande diferença é que, agora, apesar da facilidade em promover seus produtos e serviços através de campanhas, é preciso muito mais para atrair clientes. É preciso oferecer um bom atendimento.
Segundo o estudo da Zendesk, 43% dos consumidores não estão satisfeitos com o atendimento. O que mais impressiona, é que 88% das empresas abordadas neste mesmo estudo, entendem que o atendimento ao cliente influencia no desempenho do seu negócio.
Como mudar essa história? Continue nesta leitura conosco e melhore a experiência do seu cliente durante a Black Friday.
Afinal, como preparar o seu atendimento para a Black Friday? Confira!
Agora você já sabe que não há espaço para mal atendimento no final do ano. Siga as dicas e tenha mais resultados.
Comece com a transparência
Junto com a BlackFriday, chegou também a “Black Fraude”, o termo que ficou conhecido através de empresas fraudulentas que criam ofertas distorcidas.
Hoje, como o consumidor moderno é antenado e desconfiado, é preciso tomar cuidado com sua campanha e com a abordagem usada pelo vendedor durante a jornada de cada cliente.
O ideal é evitar falsas promessas. Saiba que exagerar nos percentuais de descontos, não é o melhor caminho para atrair e fidelizar clientes.
Aposte em pessoal e treinamento
Nesta época do ano a demanda de atendimento tende a aumentar, já que os consumidores esperam promoções especiais. Com o sentimento de urgência presente, o melhor é agilizar o atendimento, com um número maior de pessoal.
Contrate atendentes e vendedores, ofereça treinamentos e garanta que a abordagem aconteça conforme as boas práticas da sua empresa. Muitas vezes, o vendedor que tem bom humor, sorriso no rosto, agilidade e disposição, cativa mais o cliente do que qualquer desconto oferecido.
Aprenda com erros anteriores
Chegou a hora de parar de ignorar as reclamações dos clientes!
Aproveite para anotar as reclamações comuns da Black Friday anterior e comece a propor soluções de melhoria.
Se o seu atendimento precisava de agilidade, organize sua equipe. Se o estoque esgotou, faça um melhor planejamento. Se o faturamento foi menor, melhore a sua campanha.
Invista no atendimento omnichannel
O atendimento em diversos canais integrados não é apenas uma tendência, como uma regra imposta pelo Decreto n° 11.034, que alterou a Lei do SAC. Quando sua empresa adota essa estratégia, a experiência do cliente é unificada.
O aumento das vendas, da fidelização e da visibilidade da marca, são apenas alguns benefícios que este modelo de comunicação oferece.
Na prática, o cliente que compra na sua loja virtual, não precisa realizar o mesmo cadastro quando resolve comprar na loja física. Essa é uma boa forma de fazer com que ele se sinta em casa.
Engajamento na loja virtual
Um tipo de compra que aumentou muito, especialmente durante a pandemia foi o virtual, ou seja, o e-commerce! Esse modelo veio para ficar! E como engajar aquele cliente que visitou sua loja virtual e abandonou o carrinho?
Para isso é preciso investir em soluções de tecnologia que acompanham essa jornada do cliente e monitora onde o carrinho foi abandonado na sua loja para entender o que pode ser feito, se nesse ponto pode haver uma falha, quais estratégias devem ser adotadas e abordagens para trazê-lo de volta à sua compra.
Pense naquele cliente que já é de casa
Pensando em como preparar o seu atendimento para a Black Friday apenas para novos clientes? Essa não é a melhor estratégia para o bom faturamento!
Lembre-se daquele cliente que já compra na sua empresa há muito tempo, mostre novidades e procure trazê-los para próximo da sua marca durante esta época de ofertas.
Como? Com atendimento e ofertas personalizadas! Faça com que seu cliente se sinta importante!
Não se esqueça do pós-venda
Quando acabar o período de promoção, continue a cultivar o relacionamento com o seu cliente, para que depois das vendas, venham as fidelizações. É preciso colocar o pós-venda no seu plano, já que eles trazem novas oportunidades de negócio.
Pense em estratégias para abordar a sua base de clientes, mova esforços para que eles voltem e promova uma relação duradoura.
Agora que você já sabe como preparar o seu de atendimento para a Black Friday, conheça algumas soluções da Solve4Me, que ajudou empresas a alcançarem a excelência no seu atendimento.