fbpx

Compartilhe:

Como manter bons funcionários na empresa

Bons funcionários são funcionários motivados!

Começamos esse texto com essa afirmação, pois ainda que você tenha um funcionário que é altamente capacitado, especialista em determinada função e ou expert no desempenho de suas atribuições se este não estiver motivado e satisfeito os resultados do seu trabalho não serão os melhores possíveis.

Você pode possuir funcionários brilhantes, mas se estiverem desmotivados não serão cumpridores de prazos e nem de horário, não trabalharão com afinco pelo crescimento da empresa e do grupo como um todo, não se adaptarão as demandas endereçadas a eles, não colocarão todo seu potencial em prol da empresa e muito menos se manterão no cargo por muito tempo.

Isso tudo reflete de forma negativa no desempenho da empresa e por isso mesmo é importante investir tempo, estudo e dinheiro em ações que contribuam para manter os profissionais motivados, satisfeitos e empenhados. Uma empresa de sucesso tem consigo pessoas que trabalham com satisfação. Essa satisfação pode vir das funções que desempenham, dos cargos que ocupam ou da forma com que a empresa gere os negócios e lida com os funcionários, além é claro dos benefícios e remunerações.

As empresas investem em seleções e montam equipes de qualidade, entretanto não conseguem manter essas equipes coesas e nem produzir os resultados que esperam e isso porque há, além da seleção de bons profissionais, a manutenção dos mesmos que engloba uma série de questões, desde o ambiente de trabalho saudável até a possibilidade de crescimento na empresa.

Se na empresa a rotatividade de pessoal é alta, o primeiro passo é realizar um diagnóstico dos motivos que fazem as pessoas evadirem de seus cargos e os pontos de satisfação e insatisfação em relação a empresa, as lideranças, a gestão, a remuneração, etc. A partir do diagnóstico do ambiente de trabalho as empresas terão um escopo do que deve ser melhorado.

Muitas pessoas acreditam que o principal motivo da insatisfação dos funcionários é a remuneração, entretanto esse não é o principal motivo que faz um bom funcionário sair da empresa em busca de recolocação, ou até mesmo aceitar propostas de trabalho de concorrentes. A falta de respeito, a falta de reconhecimento em relação ao trabalho, a falta de incentivo e de possibilidade de crescimento dentro da empresa e a gestão de pessoas são os principais motivos que fazem com que as empresas não consigam manter bons funcionários em seu quadro.

Quando você contrata uma pessoa para trabalhar em sua empresa, costumamos dizer que você contratou um funcionário, ou seja, alguém que terá uma função determinada para cumprir. Atualmente o mercado de trabalho tem se modificado e a visão de funcionário deu lugar ao colaborador, pessoa que colabora e produz, é autor de algo. A ideia de colaborador vem de encontro com a pessoa que trabalha para crescer em conjunto daquele negócio ou empresa e não alguém que irá realizar uma atividade mecanizada.

Ter uma gestão mais humanizada, praticando ações condizentes com essa postura, torna o ambiente corporativo mais atrativo para a permanência de bons funcionários, pois isso os reconhece como seres humanos, cria laços de confiança e faz com que os funcionários ou colaboradores se sintam parte, de fato, da empresa contribuindo com ideias e expressando habilidades além daquelas do currículo e tudo isso faz com que o tédio e a insegurança desapareçam, dando lugar a valorização e motivação.

Manter relações e implantar uma comunicação horizontal entre lideranças e funcionários é também uma das chaves para manter pessoas qualificadas em sua equipe, pois que de outra forma você poderá avaliar a insatisfação de seus funcionários e saná-las se não os acompanhar de perto? 

Por tudo isso é possível afirmar que para manter bons funcionários o pré-requisito é mantê-los satisfeitos e mantendo-os satisfeitos você terá aliados para o crescimento de seu negocio ou empresa.

Gostou do conteúdo? Que tal receber mais conteúdos como este no seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Inscreva-se para não perder
nenhuma atualização