Você já percebeu que uma das maiores prioridades das empresas é melhorar a experiência dos consumidores? Mas e a experiência do funcionário, como fica? Employee experience são as ações utilizadas para garantir o bem-estar das equipes. Além de proporcionar real significado ao trabalho, mostrando o valor de cada membro do time.
Logo, empresários, profissionais de RH e gestores precisam responder algumas questões antes de implementar mudanças. Então pare por um momento e reflita: que estratégias são utilizadas para atrair profissionais para trabalhar na sua empresa? Qual é o maior diferencial do seu negócio? Essas questões são indicativos da sua atual employee experience.
O que é employee experience?
O employee experience é o conjunto de iniciativas que visam uma melhoria gradativa no clima organizacional da empresa focando, exclusivamente, na construção de vivências significativas que focam no desenvolvimento de cada colaborador.
A princípio, o conceito de employee experience é bem semelhante ao da experiência do consumidor. Uma vez que os dois se diferenciam, basicamente, na finalidade e na aplicação.
As empresas estão cada vez mais preocupadas em adotar iniciativas inovadoras que favoreçam o desempenho das equipes. Por isso, a melhora do clima organizacional, a atração de profissionais de alta performance e a retenção de talentos são objetivos comuns desses negócios que desejam se manter fortes e prósperos.
Assim, employee experience é o conjunto de esforços para criar uma vivência significativa de trabalho para os colaboradores. Para isso, as empresas precisam oferecer liderança inspiradora, cultura com objetivos claros, ambiente organizacional que promova o crescimento e tantos outros fatores que podem tornar essa experiência um diferencial para os funcionários.
Implementando a employee experience
Para melhorar a employee experience na sua empresa, é preciso determinar as necessidades dos membros das equipes. Se você perguntar para 10 pessoas como é um ambiente organizacional saudável, possivelmente, terá 10 respostas diferentes. Isso ocorre pois cada um possui motivações próprias.
Para dividir os interesses em grupos é preciso ir muito além de categorizar áreas, unidades de trabalho e funções.
A melhor maneira de diagnosticar a satisfação dos colaboradores é a pesquisa de clima organizacional. Por meio dos indicadores obtidos, é possível investir em diferentes fatores que afetam o ambiente organizacional de maneira positiva ou negativa.
Pra melhorar o employee experience você pode adotar alguns passos:
Conheça os membros do seu time
Por mais que os colaboradores convivam no mesmo espaço, cada um possui uma visão a respeito das atividades, da cultura, dos processos e das decisões do negócio.
O primeiro passo do employee experience é reconhecer essas diferenças e determinar de que maneira a perspectiva de cada um influencia no desempenho do grupo.
Promova o alinhamento entre employee experience e customer experience
Esse passo parece básico, mas é negligenciado por muitas organizações.
Em um post recente da Harvard Business Review, fica claro que, se a sua empresa quer fortalecer sua marca por meio da velocidade e da automação, por exemplo, o ambiente de trabalho e a employee experience devem promover o uso de tecnologia de ponta.
Já se a sua empresa oferece um serviço personalizado aos clientes, para os colaboradores, esse cuidado também deve ser oferecido.
Assim, os benefícios oferecidos pela sua empresa são percebidos pelos colaboradores em primeira mão, fortalecendo a cultura e a identidade do negócio.
Ofereça um ambiente de crescimento e valorização
Hoje, para escolher um emprego, as pessoas analisam fatores que vão muito além do salário oferecido. Questões como possibilidade de crescimento pessoal e profissional, valorização, autonomia e desafios pesam bastante na hora da decisão.
Por esse motivo, para melhorar a employee experience, é fundamental encorajar os colaboradores e permitir que desenvolvam habilidades e aumentem as suas responsabilidades.
Gestores empoderados ajudam nesse processo, pois eles assumem papéis de mentores para guiar as equipes em busca do desenvolvimento e crescimento por meio de desafios, de delegação de tarefas, administração de conflitos, adoção de feedback contínuo, entre outros.
Employee experience vai muito além de um ambiente de trabalho descontraído com salas repletas de sofás confortáveis, jogos e decoração criativa. Seu significado está relacionado ao reconhecimento, valorização, propósito, confiança, aprendizagem e autonomia.
Empresas que são capazes de despertar nas pessoas o desejo de darem o melhor de si criam uma relação de colaboração, com objetivos alinhados que proporcionarão uma experiência rica e voltada ao crescimento pessoal e profissional.
A employee experience pode trazer muitos benefícios para a empresa, como:
1.Mais engajamento e produtividade
2.Retenção de talentos
E o resultado? Colaboradores altamente motivados que farão de tudo para que a empresa se fortaleça a cada dia. Basta conhecer o perfil dos colaboradores e propor estratégias que reforcem e fortaleçam o prazer em estar ali.