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Quais são os melhores canais de comunicação com seu cliente?

Quais são os melhores canais de comunicação com seu cliente

Se você disponibiliza canais de atendimento ao seu consumidor, já deve ter se perguntado uma coisa: qual será o canal de comunicação mais eficiente?

São vários os canais para comunicação com o seu cliente. SMS, WhatsApp, E-mail, redes sociais, ligações. Por isso, é natural que muitas empresas tenham dúvidas sobre quais são os canais mais eficazes na hora de planejar uma estratégia de comunicação com seus consumidores. Afinal, a satisfação do cliente é sempre o objetivo de um atendimento bem feito.

Assim, oferecer opções de canais de comunicação com qualidade gera retorno financeiro e boa lembrança de marca

O WhatsApp é o aplicativo mais presente em todos os telefones celulares e smartphones no Brasil, sendo utilizado tanto para manutenção de contatos pessoais, quanto para divulgação e atendimentos profissionais. A praticidade na construção de uma comunicação leve e mensagens divertidas a partir do uso de emojis, gifs e vídeos, atrai empresas de comunicação mais informal – como startups – e chama a atenção de um público consumidor jovem e descolado.

Além disso, o aplicativo conta com ferramentas de disparo automático de mensagens 

Apesar desse canal ser considerado ultrapassado por algumas pessoas, o SMS ainda é bastante utilizado por empresas devido ao seu formato simples, objetivo e de baixo custo, além de pesquisas indicarem uma taxa de leitura acima dos 95%. Por não depender do público alvo ter internet em seu aparelho para receber a mensagem, o alcance deste canal de comunicação tende a ser maior e mais efetivo em certos contextos.

Já os e-mails têm um alto teor de formalidade, independente do motivo do contato realizado. Textos mais completos para divulgação de um produto/serviço ou soluções e respostas para algum problema apresentado pelo consumidor.

As ligações, por sua vez, quando direcionadas da empresa para o consumidor, tendem a não ser bem aceitas, principalmente pela falha estratégica de algumas empresas ao gerar um alto número de ligações automáticas. Um cuidado a ser tomado é não ser insistente nesse canal de comunicação.

Por outro lado, quando o contato é feito do consumidor para a empresa, muitos preferem a agilidade e objetividade de uma ligação telefônica e um contato rápido com um atendente humanizado e atencioso. Manter um número telefônico como canal de comunicação para seus consumidores, com certeza vale a pena.

Por fim, vale dizer que as empresas não precisam ter dor de cabeça ao optar por um ou outro canal de comunicação.

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