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Quais são os melhores canais de comunicação com seu cliente?

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Quais são os melhores canais de comunicação com seu cliente

Se você disponibiliza canais de atendimento ao seu consumidor, já deve ter se perguntado uma coisa: qual será o canal de comunicação mais eficiente?

São vários os canais para comunicação com o seu cliente. SMS, WhatsApp, E-mail, redes sociais, ligações. Por isso, é natural que muitas empresas tenham dúvidas sobre quais são os canais mais eficazes na hora de planejar uma estratégia de comunicação com seus consumidores. Afinal, a satisfação do cliente é sempre o objetivo de um atendimento bem feito.

Assim, oferecer opções de canais de comunicação com qualidade gera retorno financeiro e boa lembrança de marca

O WhatsApp é o aplicativo mais presente em todos os telefones celulares e smartphones no Brasil, sendo utilizado tanto para manutenção de contatos pessoais, quanto para divulgação e atendimentos profissionais. A praticidade na construção de uma comunicação leve e mensagens divertidas a partir do uso de emojis, gifs e vídeos, atrai empresas de comunicação mais informal – como startups – e chama a atenção de um público consumidor jovem e descolado.

Além disso, o aplicativo conta com ferramentas de disparo automático de mensagens 

Apesar desse canal ser considerado ultrapassado por algumas pessoas, o SMS ainda é bastante utilizado por empresas devido ao seu formato simples, objetivo e de baixo custo, além de pesquisas indicarem uma taxa de leitura acima dos 95%. Por não depender do público alvo ter internet em seu aparelho para receber a mensagem, o alcance deste canal de comunicação tende a ser maior e mais efetivo em certos contextos.

Já os e-mails têm um alto teor de formalidade, independente do motivo do contato realizado. Textos mais completos para divulgação de um produto/serviço ou soluções e respostas para algum problema apresentado pelo consumidor.

As ligações, por sua vez, quando direcionadas da empresa para o consumidor, tendem a não ser bem aceitas, principalmente pela falha estratégica de algumas empresas ao gerar um alto número de ligações automáticas. Um cuidado a ser tomado é não ser insistente nesse canal de comunicação.

Por outro lado, quando o contato é feito do consumidor para a empresa, muitos preferem a agilidade e objetividade de uma ligação telefônica e um contato rápido com um atendente humanizado e atencioso. Manter um número telefônico como canal de comunicação para seus consumidores, com certeza vale a pena.

Por fim, vale dizer que as empresas não precisam ter dor de cabeça ao optar por um ou outro canal de comunicação.

A Solve4ME possui as melhores soluções de comunicação a partir de plataformas omnichannel completas e eficientes, que abrangem os mais variados canais de comunicação para atender a qualquer demanda que a sua empresa e os seus consumidores podem ter. E o melhor: soluções 100% em nuvem!

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